Faremos a voz do médico ser ouvida
21/08/2020

Caros Amigos,

Sinto-me honrado em participar da Chapa 2 – Nova AMB com qualificados colegas e de apresentá-la aos médicos brasileiros. É chapa constituída por médicos idealistas, de elevada estatura moral, ética, científica, profissional e humana, que representam as várias regiões do País, unidos por princípios e valores comuns, pela defesa da Saúde, da Medicina e do médico.

Nós, médicos, somos mais que merecedores de reconhecimento, remuneração e condições suficientes para assistir com dignidade nossos pacientes. A credibilidade do médico e o prestígio da Medicina advêm da qualidade da prática clínica, da correta aplicação do melhor conhecimento científico e da certeza de que o interesse na saúde das pessoas assistidas sempre terá primazia. Se são esses os pilares da nossa profissão, e com eles construiremos os alicerces da Associação Médica Brasileira.

A AMB jamais poderá se deixar levar por interesses escusos, ideologias e partidarismos de quaisquer matizes, mas, exclusivamente, pelo bem da saúde das pessoas. Ilustram este problema o descaso que, nas últimas décadas, vitimou nosso Sistema de Saúde, as maléficas consequências do programa Mais Médicos, como importação de profissionais sem revalidação e proliferação de cursos de Medicina. Nas difíceis circunstâncias impostas pela COVID-19, a contaminação da atenção médica pela política nos trouxe graves prejuízos, apenas contornados pela dedicação dos nossos colegas.

Faremos a voz do médico ser ouvida. Ela se erguerá contra quem agredir nossa profissão e apoiará iniciativas que vierem em sua proteção. Estaremos prontos para o diálogo, sem jamais negociar princípios ou valores.

A AMB é uma instituição dos médicos, para os médicos e para a Medicina.

Nosso compromisso é estar ao lado do médico. É fazer a Medicina brasileira respeitada e moderna. Atentos ao jovem médico e, em particular, às dificuldades encontradas pelas mulheres médicas.

A AMB é o conjunto de suas Associações Estaduais Federadas e das Sociedades de Especialidades Médicas Afiliadas. Na AMB, não transigiremos no zelo pelo desenvolvimento destas instituições, com sinergia, integração e harmonia. Este é o único caminho para um melhor futuro.

Deste caminho, a AMB tem se afastado. Neste caminho, pretendemos conduzi-la.

Em direção à Nova AMB. Venha conosco!

Contamos com seu voto e apoio.

César Eduardo Fernandes e Luciana Rodrigues Silva