Carta aos médicos brasileiros

Caros colegas médicos e médicas,

É com enorme respeito a cada um de vocês, ao papel relevante que desempenham para nossos pacientes e o Brasil, que comunico a inscrição da Nova AMB para disputar a Diretoria da Associação Médica Brasileira, em oposição ao grupo que lá se encontra há uma década.

Ansiamos e faremos mudanças profundas na AMB, pois esse é o pleito da maioria absoluta dos médicos do País, entre eles, o seu.

Nós, da Chapa 2 – Nova AMB, assim como você, desejamos e precisamos de uma representação vigorosa para encaminhar com sucesso nossas demandas de valorização profissional e remuneração digna.

Almejamos, enfim, uma AMB com postura e atitudes diferenciadas. A nossa AMB, a Nova AMB – você tem nossa palavra de honra – será moderna, combativa e compromissada com a garantia de condição plena para o exercício da boa Medicina e de educação continuada de excelência e acessível a todos.

Também somos 100% fechados com as mulheres médicas pela aprovação de dispositivos legais que as protejam e que estabeleçam igualdade de oportunidades e de remuneração. Igualmente, atuaremos em plena sintonia com os jovens médicos e estamos prontos para responder à tarefa de inseri-los no mercado de trabalho com remuneração justa e possibilidades de crescimento profissional.

Nova AMB, em oposição ao atual modelo de gestão, se propõe a ouvir, organizar e encaminhar de forma direta e eficiente todos os pleitos da classe. Fazer diferente, com eficiência e melhor, é a nossa meta.

Cremos, respaldados em nossos princípios éticos e valores de vida, que a Associação Médica Brasileira precisa ser administrada com lisura, retidão e transparência. Zelar pelo patrimônio dos médicos e pautar cada passo pela honestidade é o que precisamos e teremos.

Faremos uma campanha propositiva, para apresentar a você o que acreditamos ser necessário para resgatar a AMB e como pretendemos trabalhar. São ideias bastante boas, mas abertas ao debate, que podem ser criticadas e aperfeiçoadas com a participação de todos os médicos, pelo site novaamb.com.br ou redes sociais.

Temos sofrido diversos ataques por fake news da situação, por meio de um de seus líderes, mas crimes devem ser tratados como crimes. Por isso, já apresentamos queixa no Tribunal de Justiça de São Paulo por calúnia, injúria e falsidade ideológica. Aos contraventores, só queremos a sentença rigorosa da Justiça. 

 Para finalizar, agradeço, por hora, a cada médico brasileiro pela honradez com que cumpre seu ofício, elevando nossa classe e a Medicina do Brasil. Em recente pesquisa DataFolha, a população elegeu os médicos como os profissionais que mais merecem sua confiança. Isso certamente eleva nossa autoestima. 

Resta agora o reconhecimento prático e concreto das fontes pagadoras. Isso só será possível com mudanças importantes, com uma Nova AMB. E nós o faremos, pode registrar e cobrar.

Colega médico, acompanhe nossas redes sociais, e em particular o nosso site, sempre que puder. De hoje até a data da eleição, vamos mostrar como será possível alcançar as metas que almejamos, com princípios inelásticos de honestidade e transparência na gestão de nossas entidades. Também não envidaremos esforços na busca de interlocução eficaz e sem conflitos de interesse com todos os canais existentes envolvidos com o exercício da Medicina para nossa participação efetiva na construção das políticas de Saúde.

Concluímos com um aviso àqueles que pretendem manter a AMB como está, já que estão no poder há uma década e alardeiam que a Associação está maravilhosa. A corrente por uma Nova AMB cresce em todo o País. Não subestimem os médicos brasileiros. Vamos juntos reconstruir a AMB e os destinos dela serão decididos por quem de direito: nós, médicos brasileiros.

Nova AMB. Juntos!


César Eduardo Fernandes

ex-presidente e atual diretor Científico da Febrasgo e professor Titular de Ginecologia da Faculdade de Medicina do ABC

Luciana Rodrigues Silva

presidente da SBP, professora Titular de Pediatria da UFBA e membro das Academias Brasileira de Pediatria e de Medicina da Bahia

Junte-se a nós!

Participe!